A implementação dos novos programas de Matemática do Ensino Básico, projecto ao qual o nosso agrupamento apresentou candidatura e foi aprovada, define objectivos gerais de aprendizagem, indica metodologias de trabalho e salienta a grande importância da articulação entre os três ciclos que o constituem.
Numa perspectiva de agrupamento que somos e conscientes que estamos de que o sucesso da Matemática para acontecer tem que ser uma preocupação de todos, julgamos que faz todo o sentido que o estabelecimento das metas a atingir em cada um destes ciclos seja da responsabilidade de todos os docentes envolvidos e resulte da articulação interna entre ciclos.
É no âmbito do Projecto de Matemática – PM II - e em articulação com o Projecto dos Novos Programas de Matemática para o Ensino Básico, desenvolvidos neste Agrupamento de Escolas, onde se prevê a articulação entre ciclos e o trabalho colaborativo entre professores, que nos propomos desenvolver um espaço de encontro e troca de experiências, onde de forma articulada e colaborativa se promova o debate sobre o tema “ Olhar o Ensino da Matemática - articular para melhor trabalhar”.
Perfil de Lurdes Serrazina
Doutoramento em Educação Matemática pela Universidade de Londres, United Kingdom. Mestrado em Educação Matemática pela Universidade de Boston, USA. Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Estágio pedagógico no 1º grupo (Matemática) do ensino secundário.
Professora coordenadora da Escola Superior de Educação (ESELX) do Instituto Politécnico de Lisboa Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa. Presidente do Conselho Directivo da ESELX de 2003 a 2009. Coordenadora da Comissão de Acompanhamento do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, tendo sido formadora do mesmo em 2005/06, 2006/07 e 2007/08. Co-autora do Programa de Matemática do Ensino Básico (2007). Coordenadora do grupo de trabalho responsável por definir as metas de aprendizagem em Matemática para o ensino básico. Experiência como professora de Matemática do 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário e também no ensino superior. Professora da ESE de Lisboa desde 1988. Formadora de inúmeras acções de formação contínua para professores de diferentes níveis de ensino, com especial incidência no 1.º ciclo do ensino básico.
Responsável por projectos de investigação no âmbito da Educação Matemática. Autora de diversos artigos sobre educação matemática e sobre investigação em educação matemática, publicados em actas de encontros nacionais e internacionais e em revistas e livros da especialidade.
Perfil de Margarida Rodrigues
Doutoramento no ramo de Educação, Especialidade de Didáctica da Matemática - FCUL. Mestrado em Informática e Educação - FCUL. Licenciatura em Ensino na área de Matemática e Ciências da Natureza - ISCE. Curso do Magistério Primário - EMPL. Professora Adjunta da Escola Superior de Educação (ESELX) do Instituto Politécnico de Lisboa. Formadora de diversas acções incidentes na educação matemática, nomeadamente no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos e 1º e 2º ciclos, desde 2006/07. Formadora de diversas acções de formação contínua para professores de diferentes níveis de ensino, e projectos no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação. Experiência docente em diversos níveis de ensino: 1.º Ciclo, 2.º Ciclo e Ensino Superior. Requisitada na ESE de Setúbal, pelo Departamento de Matemática, desde 2001/02 até ao ano lectivo transacto. Requisitada no Centro de Competência Nónio da ESE de Setúbal – 2000/01. Orientadora de teses de mestrado na área da educação matemática. Autora de diversos artigos sobre investigação em educação matemática, publicados em actas de encontros nacionais e internacionais e em revistas da especialidade.
Documentos
Avaliação do Seminário
<< Voltar ao princípio