Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi: abril 2010

Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi

ESCOLA SEDE - EB 23 de Luísa Todi
Rua Adriano Correia de Oliveira - Setúbal 2910-373 SETÚBAL
Telefone: 265 790 300 / FAX: 265 732 950 / e-mail: AVELT@sapo.pt

28 abril 2010

Conselho Geral - 11 de Maio de 2010


C O N V O C A T Ó R I A


Convoca-se V. Exa. para uma reunião a realizar no dia 11 de Maio de 2010, pelas 18h 30m. A reunião terá lugar no Auditório da EB 2/3 de Luísa Todi, Escola Sede do Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi.

A Ordem de Trabalhos será a seguinte:

Primeiro ponto – Visita às instalações educativas do Pré-escolar e 1º Ciclo de Luísa Todi.

Segundo ponto
– Análise e aprovação do Relatório de Contas de Gerência*.

Terceiro ponto – Rede Escolar 2010/2011 – Análise da informação do Director Executivo.

Quarto ponto – Breves contributos para o lançamento, no seio Agrupamento, de reflexão sobre “uma mudança de atitude em contexto de sala de aula tendo em vista a promoção do sucesso escolar”.

De acordo com a alínea f), do artigo 7ª do Regimento, as sessões do Conselho Geral serão antecedidas de um período de “antes da Ordem do Dia”, com quinze minutos de duração, no qual poderão intervir e/ou pronunciar-se, sobre as matérias que julguem oportunas, os diferentes membros da Comunidade Educativa.

* O documentos estará disponíveis online, a partir do dia 6 de Maio, no sítio do Conselho Geral do Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi

Setúbal, 27 de Abril de 2010

O presidente do Conselho Geral do AVELT
Vítor Manuel Ramalho Ferreira

25 abril 2010

Programa do Seminário da Comunidade Educativa Luísa Todi


Feira dos Minerais

Nos dias 29 e 30 de Abril vai realizar-se uma Feira de Minerais, entre as 10 e as 12 horas e as 15 e as 17 horas, na BE/CRE da EB 2/3 de Luísa Todi.

Vem espreitar e pode ser que possas levar a tua pedra da sorte ou até um animal com milhões de anos.

ESMERALDA


RUBI


AMONITE


TRILOBITE

23 abril 2010


PROGRAMA

aLER+… a História: As Cores de Abril

26/30 de Abril

Livros em destaque…expor e divulgar (Bibliotecas do Agrupamento)

Animações do livro e da leitura em todas as Escolas do Agrupamento - articulação bibliotecas/ salas de aula.

Biblioteca Digital/PNL - Animação do livro: “O Tesouro” (Biblioteca da EB1 nº 4 - Pinheirinhos e salas de aula)

Elaboração de cartazes "O que é a Liberdade" - articulação Biblioteca EB1 nº 4 - Pinheirinhos/EB1 do Bairro Afonso Costa, EB1 do Bairro Humberto Delgado (salas de aula).

Exposição aLER+a História: As Cores de Abril”, na Biblioteca da EB1 nº 6 - Monte Belo.

Visionamento de Filmes/Documentários no Auditório da EB 2/3 de Luísa Todi

Visionamento da apresentação informática "25 de Abril Sempre", na Biblioteca da EB 2/3 de Luísa Todi

27 de Abril

10:15/11:00

Cantar Abril - professores e alunos de Educação Musical/Clube de Música e alunos dos 6º 7ª e 6º 12ª, no Auditório da EB 2/3 de Luísa Todi

Poemas de Abril, por alunos do 6º 8ª, no Auditório da EB 2/3 de Luísa Todi

15:10/15:55

Cantar Abril - professores e alunos de Educação Musical/Clube de Música e alunos dos 6º 7ª e 6º 12ª, no Auditório da EB 2/3 de Luísa Todi

Poemas de Abril pela professora Luísa Leitão, no Auditório da EB 2/3 de Luísa Todi

28 de Abril

8:00/17:00

Visita de Estudo ao Museu da Resistência, em Peniche (6º 4ª e 6º 8ª)

15:55/16:55

Clube de Teatro

Poemas de Abril, na Biblioteca da EB 2/3 de Luísa Todi

30 de Abril

Animação do livro e da leitura “A Fábula dos Feijões Cinzentos”, por alunos da EB1 nº 6 - Montebelo/CRE, para alunos da EB 2/3 de Luísa Todi, no Auditório da EB 2/3 de Luísa Todi

10:15

Animação do livro e da leitura “A Fábula dos Feijões Cinzentos”, por alunos da EB1 nº 6 - Monte Belo/CRE, no Auditório da EB 2/3 de Luísa Todi

13:30

Recordar Abril - alunos do 9º 1ª, no Auditório da EB 2/3 de Luísa Todi

Poemas de Abril pela professora Luísa Leitão, no Auditório da EB 2/3 de Luísa Todi

Dia do Livro - 23 de Abril


PROGRAMA DIA DO LIVRO
23 Abril 2010


Exposição de trabalhos dos alunos do 6º 1ª a partir do livro “A Árvore”, Sophia de Mello Breyner Andresen, Biblioteca EB 2/3 de Luísa Todi (a prolongar no tempo).

Visita dos alunos do 5º 2ª (14h30/16h30) à Biblioteca Pública Municipal de Setúbal - A Mala dos Contadores de Histórias.

Visita de alunos do 1º Ciclo (turno da manhã) à Biblioteca Pública Municipal de Setúbal - Animação do livro “Tio Zé”.

Animações do livro e da leitura em todas as escolas do agrupamento, articulação bibliotecas/ salas de aula.

À conversa com a escritora Paula Farinhas, a partir do livro “Andar à Toa na Estrada Não É uma Boa” - EB1 do Alto da Guerra.

Exposição: “Aler+…a História: As Cores de Abril”, Biblioteca EB1 nº 6 do Monte Belo (a prolongar no tempo).

Apoios:

Câmara Municipal de Setúbal (Divisão de Educação/Biblioteca Pública Municipal de Setúbal), APPACDM, professora Luísa Leitão (convidada).




Enquadramento

A implementação dos novos programas de Matemática do Ensino Básico, projecto ao qual o nosso agrupamento apresentou candidatura e foi aprovada, define objectivos gerais de aprendizagem, indica metodologias de trabalho e salienta a grande importância da articulação entre os três ciclos que o constituem.

Numa perspectiva de agrupamento que somos e conscientes que estamos de que o sucesso da Matemática para acontecer tem que ser uma preocupação de todos, julgamos que faz todo o sentido que o estabelecimento das metas a atingir em cada um destes ciclos seja da responsabilidade de todos os docentes envolvidos e resulte da articulação interna entre ciclos.

É no âmbito do Projecto de Matemática – PM II - e em articulação com o Projecto dos Novos Programas de Matemática para o Ensino Básico, desenvolvidos neste Agrupamento de Escolas, onde se prevê a articulação entre ciclos e o trabalho colaborativo entre professores, que nos propomos desenvolver um espaço de encontro e troca de experiências, onde de forma articulada e colaborativa se promova o debate sobre o tema “ Olhar o Ensino da Matemática - articular para melhor trabalhar”.

Perfil de Lurdes Serrazina

Doutoramento em Educação Matemática pela Universidade de Londres, United Kingdom. Mestrado em Educação Matemática pela Universidade de Boston, USA. Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Estágio pedagógico no 1º grupo (Matemática) do ensino secundário.
Professora coordenadora da Escola Superior de Educação (ESELX) do Instituto Politécnico de Lisboa Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa. Presidente do Conselho Directivo da ESELX de 2003 a 2009. Coordenadora da Comissão de Acompanhamento do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, tendo sido formadora do mesmo em 2005/06, 2006/07 e 2007/08. Co-autora do Programa de Matemática do Ensino Básico (2007). Coordenadora do grupo de trabalho responsável por definir as metas de aprendizagem em Matemática para o ensino básico. Experiência como professora de Matemática do 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário e também no ensino superior. Professora da ESE de Lisboa desde 1988. Formadora de inúmeras acções de formação contínua para professores de diferentes níveis de ensino, com especial incidência no 1.º ciclo do ensino básico.
Responsável por projectos de investigação no âmbito da Educação Matemática. Autora de diversos artigos sobre educação matemática e sobre investigação em educação matemática, publicados em actas de encontros nacionais e internacionais e em revistas e livros da especialidade.

Perfil de Margarida Rodrigues

Doutoramento no ramo de Educação, Especialidade de Didáctica da Matemática - FCUL. Mestrado em Informática e Educação - FCUL. Licenciatura em Ensino na área de Matemática e Ciências da Natureza - ISCE. Curso do Magistério Primário - EMPL. Professora Adjunta da Escola Superior de Educação (ESELX) do Instituto Politécnico de Lisboa. Formadora de diversas acções incidentes na educação matemática, nomeadamente no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos e 1º e 2º ciclos, desde 2006/07. Formadora de diversas acções de formação contínua para professores de diferentes níveis de ensino, e projectos no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação. Experiência docente em diversos níveis de ensino: 1.º Ciclo, 2.º Ciclo e Ensino Superior. Requisitada na ESE de Setúbal, pelo Departamento de Matemática, desde 2001/02 até ao ano lectivo transacto. Requisitada no Centro de Competência Nónio da ESE de Setúbal – 2000/01. Orientadora de teses de mestrado na área da educação matemática. Autora de diversos artigos sobre investigação em educação matemática, publicados em actas de encontros nacionais e internacionais e em revistas da especialidade.



Documentos







Avaliação do Seminário



21 abril 2010



18 abril 2010

09 abril 2010

PAUTAS DE AVALIAÇÃO 2º PERÍODO
Ano Lectivo 2009/2010


Pautas de Avaliação

Segundo ciclo

Terceiro ciclo


01 abril 2010

AVALIAÇÃO EXTERNA



FORMAÇÃO NO AGRUPAMENTO